Trabalhar a partir de casa – Dicas para ser produtivo

Se é novo no trabalho remoto, esta pode ser a hora de se ajustar.

Trabalhar remotamente, em casa, requer independência e um foco extremo. Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas básicas que consideramos serem formas essenciais de tornar sua vida mais fácil e produtiva:

1- Vista-se!

Esqueça o seu pijama! Vista-se como se fosse sair para o trabalho (talvez não tão formal). E no final do dia, “vá para casa” e troque de roupa.

2- Mantenha rotinas e crie limites

Acorde sempre no mesmo horário e comece a trabalhar, implementando um cronograma, como se estivesse no escritório.

Faça algumas pausas: para refeições, café, etc.

3- Desconecte-se do que pode distraí-lo

A melhor forma de ser produtivo é se concentrar no trabalho, desconectando-se de notificações não importantes (redes sociais, etc.). Programe um horário para essas distrações específicas.

4- Espaço de trabalho organizado e confortável

Uma barreira comum à produtividade é um espaço de trabalho inadequado. Invista em equipamentos confortáveis e crie um espaço dedicado ao trabalho, como seria num escritório.

– Uma cadeira confortável permitirá que fique mais concentrado. Verifique se as costas estão direitas e apoiadas.

– O monitor do computador deve estar ao nível dos olhos.

– A secretária necessita ser confortável, simples e eficiente, ou seja, com arrumações para guardar papéis e com espaço para se organizar. Ter algum “design” pode ajudar a sentir-se mais entusiasmado.

Não armazene mais do que é realmente necessário e, no fim do dia, limpe sua mesa de trabalho, desligue o computador e prepare-se para suas “atividades domésticas”.

Exemplos:

5- Estabeleça prioridades e faça relatórios semanais

Faça listas de tarefas e check-lists. Entre em contato com sua equipa ou seu superior (se aplicável) e organize seu dia de acordo com os seus objetivos.

Envie um email ao seu chefe a informar o que foi realizado esta semana e o que espera fazer na próxima. Se trabalha sozinho, faça um relatório para si também, de forma a manter o foco.

6- Mantenha a sua saúde física e mental

– Atividade física regular é benéfica para todos. Faça alguns alongamentos durante o tempo em que estiver sentado. Antes de começar ou terminar o seu dia de trabalho, faça alguns exercícios: numa bicicleta ergométrica, dê uma caminhada ou corra, ou siga aulas on-line (cárdio, pilates, yoga, danças).

– Faça pausas: para refeições, café, ouvir música, fazer algumas chamadas.

– Respeite o horário das refeições e escolha alimentos mais saudáveis: frutas, vegetais e água são as melhores opções.

– Mantenha contacto com seus colegas de trabalho, familiares e amigos.

Esperemos que tenha ajudado.

Mantenha a calma e seja forte!

Outros links úteis:

Mesas

Cadeiras

Secretárias

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